segunda-feira, 9 de dezembro de 2013



Universidade Aberta do Brasília UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Professora Tutora: Andrea da Silva Barbosa Prado
ALUNA: Vânia Magna dos Santos

PROJETO PARA A TERCEIRA IDADE
Cinqüenta anos depois, chegamos meio século de vida, pessoas, livros, crianças, casas, cidades, tudo ao nosso redor já vimos ou ainda veremos...   
Sempre estiveram presentes em nosso redor, desde a pré- escola, crianças já a experimentam poesia, nas cantigas de roda, nas brincadeiras de batatinha quando nasce (...), nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai-se perdendo com o passar dos anos e alguns culpam a escola e a falta de leitura de livros por essa perda. Os desenhos também acompanham toda nossa infância e até os pequenos traços de nossos nomes com as primeiras letras mostram os traços ou rabiscos se tornam desenhos com alguma pequena representação. Acreditáramos, porém haver um encontro com a poesia e o desenho aconteça concretamente.
            Aproximação com a linguagem poética/desenho, no sentido de juntar pessoas especiais com a poesia/traços e formas, para que tenham prazer em ler e ouvir poemas, desenhar e, sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação, sair da maneira natural da escrita partindo ao mundo da criação do desenho.
        

 
Vive-se em um mundo onde as imagens estão sempre se reproduzindo, se refazendo, uma nova visão a ser proposta para se representar a arte dentro da literatura é a poesia. O ser humano possui histórias, sua vida toda em todos os momentos, seu cotidiano, presente e passado são reveladas de algum modo e pode ser traduzidos em poesia, como já muitos autores o fazem. Entre todas as formas de expressão a poesia é o mais real, a que permitem fixar, as palavras ditas por anos a fio contidas em meios de fácil manejo, entendimento dito de forma suave, romântica, às vezes sofrida e saudosa, mas sempre ditas e perpetuadas. A poesia nos remete a nostalgia, a lembranças, as rimas ditas e bem interpretadas por simples pessoas em vários estilos de culturas. A emoção é como o ar, em tudo existe emoção cada ser humano de forma diferente e induzindo essa emoção á poesia procurará fazer com que o aluno participa e o reflita pelo desenho, formas e cores.
            A atividade desenvolvida no projeto tem a intenção de relacionar versos e poemas diversos, sensibilizar os alunos para uma observação bem direta de partes das palavras se entrelaçam com o desenho proposto e direcionado, deixar livre o acesso à poesia ou verso para que possam expressar suas emoções criando seus próprios desenhos. O projeto Poesia/Desenho na local em ambiente informal (varanda da casa de mamãe) será desenvolvido nas seguintes fases:
 



1ª Encontro
            Apresentar aos convidados especiais vários textos poéticos e explicara importância de conhecer e ser capaz de apreciar e criar pontos que o leve à realização do desenho representativo. Mostrar que são capazes de desenhar e que cada um tem um dom, trabalharem intensamente, lendo e desenhando. Participando das atividades e mostrando que sabem, que são capazes e podem transformar as palavras em arte, levando o leitor a um mundo criado por eles pelas cores.lápis, giz de cera, etc. Mostra de poesia escritas em livros (entraram em contato com os mesmos escolhidos para cada participante ou escolheriam na hora ou distribuindo cópias, aí deixando que leiam, mas orientando para perceberem o conteúdo que mais lhe agrada para terem prazer ao realizarem os desenhos, as ilustrações, os autores e outros detalhes que acharem interessantes. Pedindo que trouxessem somente a boa vontade para a seguinte, a poesia que mais gostam registrando em uma folha a parte, para posteriormente registrar seus desenhos em cadernos de desenhos ou folhas de sul fite.

2ª Encontro
             Quando lerem as poesias, podemos perguntar a razão da escolha e deixe-os expor suas idéias e opiniões. A seguir, apresentando algumas poesias e propondo que leiam e observemos conteúdo, os temas, as ilustrações, a estrutura e aproveitando para falar dos autores.  Procurando criar um clima de respeito, onde todos podem e devem expressar seus sentimentos e que serão acolhidos pelo grupo ou individual. Estimulando-os e esclarecendo que a poesia atinge o emocional de quem a lê e escuta e o desenho a exterioriza.  O educador ou orientador irá direcionar os desenho relacionadas à poesia vai trabalhar, mas a idéia própria dos alunos é quem regirá o trabalho, bem como as cores. Poderão expor suas produções no varal ou fazer uma apresentação para outras pessoas e uma possível exposição. O objetivo dessas atividades será a interdisciplinar entre arte/literatura/desenho onde será sensibilizar os alunos para uma observação, criatividade, espontaneidade, conhecimento..  Traremos textos de versos e poesia, para o local e faremos uma leitura, sem compromisso, ler por prazer, desenhar por amor, interesse ou dom ( despertar um talento).

3ªEncontro:
   Chega a oportunidade de fazerem o que queremos ver desenhos e poesias de mãos dadas rumo ao conhecimento. Em que as pupilas serão incentivadas e direcionadas a desenharem livremente sobre o tema. Pensarem, o educador poderá sugerir ou pedir sugestões e colocar no varal, outros. Direcionando-os a pensar em tudo o que leram e aprenderam e soltar as idéias e os sentimentos, emoções e coragem de pintar o sol de vermelho em dia quente (isso é arte) .Após lerem os poemas, os alunos discutirão seus conteúdos, em grupo, sempre com o auxílio do educador, onde poderão juntos arrumar, completar, alterar imagens, melhorar, ilustrar e redesenhar. As poesias deverão acompanhar os desenhos para a divulgação, mural da escola para que possam ser apreciadas pelos colegas de outras turmas. Também escolherão melhor desenho e sua representatividade com a poesia ou verso da turma para que possam ver seus trabalhos publicados e avaliados. A publicação dos desenhos representados pela poesia é um momento importante, mas também é imprescindível fazer uma avaliação com os  especiais, retomando todas as etapas do projeto fazendo um balanço dos avanços alcançados durante todo o desenvolvimento da proposta, uma análise de sua evolução e das dificuldades que precisam ser sanadas.






CONSIDERAÇÕES FINAIS
  Durante todo desse projeto, todos os especiais que participaram das atividades relacionadas escolhidas e eternizadas na vida. Com esse incentivo acreditamos que nossos especiais se sentirão mais ligados a esse tipo de expressão escrita apreciando lê-las, interpretá-las e talvez até desenhá-las.
Fim








CONCLUSÃO
     Ao final do projeto espera-se que seja capaz de reconhecer características do texto poético, expressar-se e representando as mesmas emoções de expor com formas e cores tão fortes identificando ao desenho artístico e unindo-as rumo ao conhecimento e que sabe uma nova geração de poetas e desenhistas. A carência de atenção e carinho aos idosos esquecidos deve ser estendida para um maior número possível, pois a ginástica mental deve ser presente. “Uso as palavras para compor meus silêncios.
Não gosto de palavras. (...)
Queria que minha voz tivesse formato de canto.
Porque eu não sou da informática:
Não sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.
(Manoel Barros p.45)












REFERÊNCIAS

CASCUDO, Luís da Câmara.Contos Tradicionais do Brasil, 13 ed., São Paulo: Global, 2004.
BARROS, de Manoel. Memória Inventadas_ São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2008.
BANDEIRA, Manoel. Apresentação da poesia brasileira, Cosacnaift, Secretaria da Educação, governo de São Paulo.
SANTOS, Joaquim Ferreira dos. As Melhores crônicas brasileiras, Rio de Janeiro,Objetiva,2007.Disponívelemhttp://www.efdeportes.com/efd64/tidade.htm, Acesso 06/11/2013.


www.vaniahenzo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário