Universidade Aberta do Brasília
UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Professora Tutora: Andrea da Silva Barbosa Prado
ALUNA: Vânia Magna dos Santos
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Professora Tutora: Andrea da Silva Barbosa Prado
ALUNA: Vânia Magna dos Santos
PROJETO
PARA A TERCEIRA IDADE
Cinqüenta anos depois,
chegamos meio século de vida, pessoas, livros, crianças, casas, cidades, tudo
ao nosso redor já vimos ou ainda veremos...
Sempre
estiveram presentes em nosso redor, desde a pré- escola, crianças já a
experimentam poesia, nas cantigas de roda, nas brincadeiras de batatinha quando
nasce (...), nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos
na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai-se perdendo com o passar dos
anos e alguns culpam a escola e a falta de leitura de livros por essa perda. Os
desenhos também acompanham toda nossa infância e até os pequenos traços de nossos
nomes com as primeiras letras mostram os traços ou rabiscos se tornam desenhos
com alguma pequena representação. Acreditáramos, porém haver um encontro com a
poesia e o desenho aconteça concretamente.
Aproximação com a linguagem poética/desenho,
no sentido de juntar pessoas especiais com a poesia/traços e formas, para que
tenham prazer em ler e ouvir poemas, desenhar e, sobretudo, para que se sinta
motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras,
fluir sua imaginação, sair da maneira natural da escrita partindo ao mundo da
criação do desenho.
Vive-se em um mundo onde as imagens estão sempre se
reproduzindo, se refazendo, uma nova visão a ser proposta para se representar a
arte dentro da literatura é a poesia. O ser humano possui histórias, sua vida
toda em todos os momentos, seu cotidiano, presente e passado são reveladas de
algum modo e pode ser traduzidos em poesia, como já muitos autores o fazem. Entre
todas as formas de expressão a poesia é o mais real, a que permitem fixar, as
palavras ditas por anos a fio contidas em meios de fácil manejo, entendimento
dito de forma suave, romântica, às vezes sofrida e saudosa, mas sempre ditas e
perpetuadas. A poesia nos remete a nostalgia, a lembranças, as rimas ditas e
bem interpretadas por simples pessoas em vários estilos de culturas. A emoção é como o ar, em tudo existe
emoção cada ser humano de forma diferente e induzindo essa emoção á poesia
procurará fazer com que o aluno participa e o reflita pelo desenho, formas e
cores.
A atividade desenvolvida no projeto tem
a intenção de relacionar versos e poemas diversos, sensibilizar os alunos para uma
observação bem direta de partes das palavras se entrelaçam com o desenho
proposto e direcionado, deixar livre o acesso à poesia ou verso para que possam
expressar suas emoções criando seus próprios desenhos. O projeto Poesia/Desenho
na local em ambiente informal (varanda da casa de mamãe) será desenvolvido nas
seguintes fases:
1ª
Encontro
Apresentar aos convidados especiais
vários textos poéticos e explicara importância de conhecer e ser capaz de
apreciar e criar pontos que o leve à realização do desenho representativo. Mostrar
que são capazes de desenhar e que cada um tem um dom, trabalharem intensamente,
lendo e desenhando. Participando das atividades e mostrando que sabem, que são
capazes e podem transformar as palavras em arte, levando o leitor a um mundo
criado por eles pelas cores.lápis, giz de cera, etc. Mostra de poesia escritas
em livros (entraram em contato com os mesmos escolhidos para cada participante
ou escolheriam na hora ou distribuindo cópias, aí deixando que leiam, mas
orientando para perceberem o conteúdo que mais lhe agrada para terem prazer ao
realizarem os desenhos, as ilustrações, os autores e outros detalhes que
acharem interessantes. Pedindo que trouxessem somente a boa vontade para a
seguinte, a poesia que mais gostam registrando em uma folha a parte, para
posteriormente registrar seus desenhos em cadernos de desenhos ou folhas de sul
fite.
2ª
Encontro
Quando lerem as poesias, podemos perguntar a
razão da escolha e deixe-os expor suas idéias e opiniões. A seguir,
apresentando algumas poesias e propondo que leiam e observemos conteúdo, os
temas, as ilustrações, a estrutura e aproveitando para falar dos autores. Procurando criar um clima de respeito, onde
todos podem e devem expressar seus sentimentos e que serão acolhidos pelo grupo
ou individual. Estimulando-os e esclarecendo que a poesia atinge o emocional de
quem a lê e escuta e o desenho a exterioriza.
O educador ou orientador irá direcionar os desenho relacionadas à poesia
vai trabalhar, mas a idéia própria dos alunos é quem regirá o trabalho, bem
como as cores. Poderão expor suas produções no varal ou fazer uma apresentação
para outras pessoas e uma possível exposição. O objetivo dessas atividades será
a interdisciplinar entre arte/literatura/desenho onde será sensibilizar os
alunos para uma observação, criatividade, espontaneidade, conhecimento.. Traremos textos de versos e poesia, para o
local e faremos uma leitura, sem compromisso, ler por prazer, desenhar por
amor, interesse ou dom ( despertar um talento).
3ªEncontro:
Chega a oportunidade de fazerem o que queremos
ver desenhos e poesias de mãos dadas rumo ao conhecimento. Em que as pupilas
serão incentivadas e direcionadas a desenharem livremente sobre o tema.
Pensarem, o educador poderá sugerir ou pedir sugestões e colocar no varal,
outros. Direcionando-os a pensar em tudo o que leram e aprenderam e soltar as
idéias e os sentimentos, emoções e coragem de pintar o sol de vermelho em dia
quente (isso é arte) .Após lerem os poemas, os alunos discutirão seus
conteúdos, em grupo, sempre com o auxílio do educador, onde poderão juntos
arrumar, completar, alterar imagens, melhorar, ilustrar e redesenhar. As
poesias deverão acompanhar os desenhos para a divulgação, mural da escola para
que possam ser apreciadas pelos colegas de outras turmas. Também escolherão
melhor desenho e sua representatividade com a poesia ou verso da turma para que
possam ver seus trabalhos publicados e avaliados. A publicação dos desenhos
representados pela poesia é um momento importante, mas também é imprescindível
fazer uma avaliação com os especiais,
retomando todas as etapas do projeto fazendo um balanço dos avanços alcançados
durante todo o desenvolvimento da proposta, uma análise de sua evolução e das
dificuldades que precisam ser sanadas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante todo desse projeto, todos os especiais que participaram das
atividades relacionadas escolhidas e eternizadas na vida. Com esse incentivo
acreditamos que nossos especiais se sentirão mais ligados a esse tipo de
expressão escrita apreciando lê-las, interpretá-las e talvez até desenhá-las.
Fim
CONCLUSÃO
Ao final do projeto espera-se que seja capaz de reconhecer características do texto poético, expressar-se e representando as mesmas emoções de expor com formas e cores tão fortes identificando ao desenho artístico e unindo-as rumo ao conhecimento e que sabe uma nova geração de poetas e desenhistas. A carência de atenção e carinho aos idosos esquecidos deve ser estendida para um maior número possível, pois a ginástica mental deve ser presente. “Uso as palavras para compor meus silêncios.
Ao final do projeto espera-se que seja capaz de reconhecer características do texto poético, expressar-se e representando as mesmas emoções de expor com formas e cores tão fortes identificando ao desenho artístico e unindo-as rumo ao conhecimento e que sabe uma nova geração de poetas e desenhistas. A carência de atenção e carinho aos idosos esquecidos deve ser estendida para um maior número possível, pois a ginástica mental deve ser presente. “Uso as palavras para compor meus silêncios.
Não
gosto de palavras. (...)
Queria
que minha voz tivesse formato de canto.
Porque
eu não sou da informática:
Não
sou da invencionática.
Só
uso a palavra para compor meus silêncios.
(Manoel
Barros p.45)
REFERÊNCIAS
CASCUDO,
Luís da Câmara.Contos Tradicionais do Brasil, 13 ed., São Paulo: Global, 2004.
BARROS, de Manoel. Memória
Inventadas_ São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2008.
BANDEIRA, Manoel.
Apresentação da poesia brasileira, Cosacnaift, Secretaria da Educação, governo
de São Paulo.
SANTOS, Joaquim Ferreira
dos. As Melhores crônicas brasileiras, Rio de Janeiro,Objetiva,2007.Disponívelemhttp://www.efdeportes.com/efd64/tidade.htm,
Acesso 06/11/2013.
www.vaniahenzo.blogspot.com
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